Tabletop History é uma plataforma digital de gamificação dedicada ao ensino de História em associação com a escrita de narrativas em língua Portuguesa. A plataforma simula um ambiente digital 3D de tabuleiro e propõe aos jogadores a resolução de um mistério, coletando-se pistas: cada mistério é único e os alunos recebem a tarefa de criar seus próprios cenários, explorando temas ligados ao conteúdo didático da sala de aula, e compartilhá-los com os colegas.
A plataforma foi produzida como o trabalho de conclusão de curso de pós-graduação “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, do Instituto Singularidades. Ela foi elaborada através da articulação das áreas de pedagogia e game design e firmada nas bases teóricas das metodologias ativas, em especial gamificação e storytelling, valendo-se de conceitos como personalização do ensino, uso da tecnologia em sala de aula, aprendizagem significativa, progressão e level design, imersão e estado de Flow e conflito, cooperação e competição.
O resultado do trabalho aponta para o potencial crescente dos jogos e da gamificação dentro das metodologias ativas na educação e do poder da articulação de áreas distintas do conhecimento por um objetivo em comum.