Reinos Indomáveis foi desenvolvido para a aplicação com crianças e adolescentes das oficinas de RPG do Projeto Linetale. Seu propósito é apresentar uma mecânica mais simples e direta do que os RPGs tradicionais, o que facilita a introdução de novos jogadores, especialmente de faixas etárias menores ou pessoas que não estão familiarizadas com o meio e também acelera o processo de criação de personagens. Ele possui um sistema simples de Classes e Raças que são combinadas na hora de montar a ficha de personagem.
A seguir temos as regras básicas do jogo, que podem ser resumidas em uma única página, além da lista de Classes e Raças, Itens e Equipamentos, Idiomas e uma introdução aos Deuses e Religiões do universo. Todo o sistema é autoral, porém as imagens de Raças e Classes não me pertencem e estão aqui como referências temporárias e, portanto, não podem ser utilizadas para fins comerciais.
Básico do Sistema
Regras Gerais:
- Atributos: rolagens genéricas
- Talentos: rolagens específicas
Rolagens
- Classe define o nº de dados (1d, 2d, etc)
- Raça define o bônus (+1, -1, etc)
- Só é considerado o valor do dado mais alto
Críticos
- Se o maior dado der 1, é falha crítica (erro)
- Se o maior dado der o valor máximo, é acerto crítico
- Em um acerto crítico, role 1 dado extra e some ao resultado
- Se o dado extra for crítico, repita o processo
Dano
- Dano = Ataque – Defesa
- Ataque é a Rolagem (dado mais alto + bônus)
- Defesa é um valor fixo do alvo
Defesa (física)
- Defende contra ataques/rolagens físicos (⛏)
- 3 + [Armadura] + [Escudo] + [Bônus]
Defesa Mental
- Defende contra ataques/rolagens mentais (🗣)
- 3 + [Vontade] + [Bônus]
Talentos (por Atributo) | |
FORÇA (⛏) | SORTE (🗣) |
|
|
AGILIDADE (⛏) | INTELIGÊNCIA (🗣) |
|
|
* Pode usar outro atributo base (use sempre o maior) |
Legendas:
🕑: temporário (pode ser resistido a cada turno) | ⚂: requer rolagem (vermelho = o alvo rola) |
★: habilidade usada através de magia | ♫: habilidade usada através de música |
⛏: defendido pela Defesa do alvo | 🗣: defendido pela Defesa Mental do alvo |
⚔: defendido pelo valor da Rolagem do alvo | ■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação |
Clãs e Raças
Clã dos Roedores
Clã dos Felinos
Clã dos Canídeos
Clã dos Reptilianos
Jabutídeos
Clã dos Anfíbios
Clã dos Aviários
Clã dos Ursídeos
Clã dos Primatas
Classes
Guerreiros
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Magos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Caçadores
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Clérigos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Gatunos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Bárbaros
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Bardos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Paladinos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Xamãs
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Ilusionistas
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Inquisidores
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Monges
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Artilheiros Arcanos
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação
Duelistas
■ Passiva ■ Livre ■ Ação ■ Reação